VIA

SACRA

 

Via Sacra

 

Caminho Sagrado

 

 

Via Rápida de Jesus

 

 

 

 

 

 

 

 

No caminho da tua vida
Há momentos que te marcam 

 

  

Nascer, Crescer, Estudo, Oração, Alegria, Sofrimento, Amizade,  Vocação, Trabalho, Desilusão, Coragem, Envelhecer, Avançar, Morrer, Ressuscitar!

 

 


O QUE É A VIA SACRA?

 

    A Via Sacra é uma oração que tem como objectivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

 

REALIZAÇÃO DA VIA SACRA

 

    A pessoa que preside à celebração, lê a frase que está marcada com V/

    Quando são todos a responder, a frase está marcada com R/

    Todos os textos restantes, devem ser distribuídos antes de começar a celebração.

    A celebração da Via Sacra pode ser feita dentro de uma Igreja, e o caminho é percorrido com uma cruz e duas velas que dão a volta à Igreja parando nas cruzes ou ícons que estão nos pilares ou paredes. É habitual haver 14 cruzes, de modo que a 15ª estação, a da Ressurreição, possa ser feita à frente do altar ou do Santíssimo.

    A celebração da Via Sacra pode também ser feita em qualquer outro lugar, rua, montanha, praia, ... os lugares onde se pára, podem estar afastados de metros ou quilómetros (no caso de uma peregrinação a pé). Se possível, devem ser preparados antes, de modo a criar um ambiente de interiorização e evitar distracções durante a realização da via sacra.

    Entre as estações pode rezar-se o Pai Nosso ou até uma dezena ou terço no caso de uma grande peregrinação a pé.

    Também se podem intercalar cânticos em qualquer momento da via sacra.

    Todas as estações têm uma estrutura esquemática semelhante, o que facilita a compreensão da celebração e permite adicionar cânticos ou outras orações.

    À frente segue uma pessoa com a cruz, e duas pessoas cada uma com uma vela acesa ao lado da da cruz. Seguidos da pessoa que preside e depois por todas as outras pessoas.

    Quando se lê a frase no início da estação "Nós vos adoramos e bendizemos ó Jesus", ajoelham-se todos e levantam-se após responderem "Que remistes o mundo pela vossa santa cruz".

    Na estação em que Jesus morre na cruz, ajoelham-se todos no fim da leitura, por uns breves instantes; o que preside deve dar o exemplo.

Victor Vaz da Silva


   

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

 

1ª Estação